Acne hormonal não é sobre hormônios! – Blog do Dica

Autor(a):

Se você está fazendo o desmame do AC (anticoncepcional), você precisa entender por que a acne hormonal não é sobre hormônios ou melhor dizendo: não é SÓ sobre hormônios.

É muito comum neste período de mudanças perceber uma explosão de acnes hormonais no rosto, principalmente na mandíbula e queixo quando está chegando o período menstrual.

Alguns anos atrás eu parei com o AC, não foi fácil! Tentei fazer isso 3x antes de parar completamente. Foram tentativas bem duras, na foto ao lado você consegue ver um pouco de como minha pele estava (já na fase de cura, por que eu tinha tanta vergonha que não conseguia tirar fotos).

Eu sei o quão difícil é lidar com isso, é dolorido, a gente se sente mal, e nada resolve essa situação tão rápido… e o pior: quanto parece que elas estão desaparecendo, já começa um novo ciclo e um surto novo começa. Você já passou por isso?

Foi nesse processo que entendi que tratar a acne hormonal, não é só sobre tratar apenas hormônios, mas também sobre tratar toxinas, vou te explicar o porquê.

Acnes/espinhas estão diretamente relacionadas a CAUSAS e também a TOXINAS. As espinhas que surgem no seu corpo vão muito além de uma ferida na pele, elas são a CONSEQUÊNCIA de algo que não está certo no seu corpo.

Ao invés de tratar os seus hormônios, você precisa entender antes de tudo: o que está causando o seu desbalanço hormonal?

Essa causa muda tudo! Afinal, diversas coisas podem causar o desbalanço hormonal que tem como consequência a acne. Não se esqueça que o AC é um tipo de hormônio sintético que você ingere diariamente e coloca na sua corrente sanguínea. Isso significa que ao invés do seu corpo produzir hormônios naturalmente, ele passa a ter hormônios sintéticos circulando por ele.

Possíveis causas raízes do desequilíbrio Hormonal

Para entender de fato sobre a acne hormonal e curá-la, é preciso ir mais fundo e abordar as causas desse desequilíbrio.

Depois de pesquisar muito sobre isso, afinal, são mais de 4 anos me aprofundando neste tema e vivendo diariamente a luta contra a acne (além de acompanhar todas as mais de 200 alunas no programa Acne Control que tem o objetivo de tratar a acne na mulher adulta de forma natural, de dentro para fora – Lista de espera turma 4), consigo listar 4 motivos de recorrência no surgimento desse tipo de acne. Vamos lá:

Sim! Como já falei ali em cima, a acne está diretamente relacionada ao excesso de toxinas no corpo e quanto mais toxinas, existe a chance de ter mais acne.

Se você é uma pessoa que ingeri gorduras em excesso, carboidratos em excesso e não consegue manter uma alimentação saudável, você tem bastante propensão a ter acne.

Isso não é “só a alimentação ruim”, mas sim o que a alimentação desbalanceada pode causar no seu organismo. O acúmulo de toxinas pode deixar o seu corpo sobrecarragdo e causar diversas inflamações, que podem levar ao desequilíbrio hormonal e a acne.

Você já ouviu falar sobre “Diabetes da pele”? Eu explico muito sobre isso no Programa Acne Control, no módulo da dieta reparadora (lista de espera turma 4 aqui).

Diabetes da pele é o termo que usamos para descrever a acne resultante do excesso de açúcar. Existe uma relação muito forte entre a acne e os níveis desregulados de açúcar no sangue e insulina. Os níveis de insulina desequilibrados podem levar diretamente a um desequilíbrio hormonal e ocasionar a acne.

Quando o seu intestino está cheio de toxinas, pode ocasionar problemas de pele. Acredite você, o intestino é FUNDAMENTAL no processo de cura da Acne!

O microbioma, que é uma comunidade de trilhões de micróbios que vivem em seu intestino e na sua pele, é o elo entre o intestino e a pele. Quando o microbioma não está desequilibrado, isso pode criar inflamação – incluindo acne.

Se você tiver inchaço, diarréia e/ou prisão de ventre, a cura do intestino pode ser um fator-chave na cura definitiva da acne.

Por isso, o tratamento de acne de forma natural obrigatoriamente deve conter uma desintoxicação no intestino para que o seu corpo possa funcionar normalmente.

Sim, estresse piora a acne! O estresse é um fator significativo na acne. Quando você está estressado, o seu corpo produz em maior quantidade os hormônios andrógenos, e são eles que estimulam a produção excessiva de sebo e podem provocar espinhas.

A mensagem importante que fica aqui é: relaxe (mais fácil falar do que fazer, eu sei).

O que eu quero que você entenda é: não adianta tratar a sua acne superficialmente ou com remédios que mascaram essa inflamação na sua pele ou que vão intoxicar ainda mais o seu organismo.

Acne é uma doença e precisa ser tratada na raiz! Para isso, você precisar conhecer o seu corpo, se atentar as mudanças dele e dar a ele aquilo que ele busca.

Lembre-se que o seu corpo é perfeito, ele foi feito para produzir hormônios na medida certa.

Se você precisa de ajuda nesse processo de desmame ou de adaptação, desenvolvi dois materiais bem bacanas:

  • Workshop das sementes:O poder do ciclo das sementes voltou! Esse workshop consiste em 2h de aula + um E-book complementar que irão te ajudar no processo de desintoxicação e a fornecer ao seu corpo alguns nutrientes essenciais contidos em apenas 4 sementes!
  • E-book Sem pílula Sem Acne: um guia prático para te ajudar no processo de desintoxicar e suportar seu fígado na transição do desmame dos contraceptivos hormonais.

Bom, espero que este post tenha esclarecido muitas coisas para você! Se você ficou com alguma dúvida, me manda aqui nos comentários ou lá no direct do @dicadepele que eu vou te ajudar!

Fique com Deus, um beijo e até semana que vem!

Van Marracini

acneAcne Adultaacne hormAcne Hormonalacne na mulher adultaantiacnecontrole de acnecuradeacneespinhaEspinhasmanchas de espinhamarca de acnemarca de espinhamulheres com acnePele Acneicasem pílula sem acnetratamento de acnetratamento de espinhasTratamento para Acne