Cabelo e pele, como cuidar? – Blog do Dica

Autor(a):

Oieeeee minhas maravitchosas! Mais uma quinta-feira com post no blog e vamos falar sobre Cabelo e pele (nem preciso dizer o quanto que vocês me perguntam sobre, né?).


Válido destacar aqui que um dos motivos que me levou a fazer este post, foi uma espécie de crítica que eu recebi lá na caixinha de perguntas do @dicadepele!


Basicamente a caixinha falava assim: Tá difícil decidir se vai falar de pele ou de cabelo?


É a chamada falta de informação, sabe? Pois então, vamos deixar uma coisa clara: falar de pele e de cabelo tem absolutamente TUDO a ver única e exclusivamente por que o cabelo fica onde meu amô? No couro cabeludo! E pasmem, couro cabeludo é pele! (tá passada? – entendedoras do mundo CRINGE entenderão).


Isso significa que: não existe cabelo saudável sem couro cabeludo (pele) saudável. O cuidado com o seu fio começa no couro cabeludo, por isso é tão importante saber o seu tipo de pele da cabeça!


Agora, vocês sabem que aqui a gente brinca, mas o assunto sempre é sério, então trouxemos uma mulher maravichosa que vai nos ajudar a entender tudo e mais um pouco sobre isso!


Estou falando da Livia Tameirao, fundadora da @amettla_natural.


Embora a Amettla seja uma marca relativamente nova, a Lívia tem + de 12 anos de mercado. Para vocês entenderem mais sobre a importância em selecionar bem os produtos que usamos na nossa cabeça, pedimos que ela contasse melhor a história dela e o motivo pelo qual ela abandonou os tratamentos capilares tradicionais e decidiu se especializar em produtos tradicionais. Vamos lá?



  • Lívia, sabemos que você é cabeleireira de formação com 12 anos de experiência, e que sua especialidade era fazer mechas (colorista). O que fez você mudar para o mundo natural e abandonar os processos químicos capilares?

Eu sempre amei a minha profissão e o que eu fazia. Em decorrência de uma doença no olho direito, precisei me afastar das químicas do salão e dos processos que envolviam produtos com componentes específicos que não eram “bem vindos” a saúde dos meus olhos. Por conta disso, mergulhei no mundo da cosmética natural. Inicialmente somente para uso próprio e depois ví que poderia levar este mundo para muitas outras mulheres e transformar o conceito, a visão e a vida delas. Virei uma adepta do Slow Beauty, me formei em cosmética natural e criei a Ametlla.



  • Qual é a importância de cuidarmos do nosso couro cabeludo? Por que todas nós queremos ter um cabelo bonito e saudável, onde que fica o couro cabeludo neste processo?

O couro cabeludo é a pele da calota craniana. É composta de duas camadas como em qualquer parte do corpo – epiderme e derme. Da mesma forma que cuidamos da pele do nosso corpo, precisamos também cuidar do couro cabeludo. O bulbo capilar fica no nosso couro cabeludo e por isto digo que o cuidado com o cabelo sempre começa pela raiz. Além de captar todas as vitaminas, minerais necessários que estão no nosso organismo e enviar para os fios (motivo pelo qual a nossa saúde sempre reflete nos nossos cabelos), precisamos também cuidar da saúde externa do couro, como a higienização correta, equilíbrio do Ph e nutrição.



  • É verdade que não devemos lavar o nosso cabelo todos os dias? Se não, qual é a melhor frequência?

Na verdade, depende de cada caso. Algumas pessoas precisam sim lavar os cabelos todos os dias pois possuem uma oleosidade alta e este couro cabeludo precisa ser lavado diariamente pois o excesso de oleosidade entope os poros e o bulbo capilar e acabam trazendo doenças para o couro cabeludo e quedas capilares também. Mas fora os casos específicos e dentro da média, o ideal é lavar o cabelo dia sim dia não ou saltar dois dias e lavar, no máximo. Só não é saudável para o couro cabeludo ficar uma semana ou mais sem lavar.



  • Os cuidados com cabelos oleosos, secos e oleosos com pontas secas, é o mesmo? Ou devemos escolher nossos produtos de acordo com nosso tipo de cabelo?

Sempre devemos escolher produtos de acordo com os nossos fios e com a necessidade dele naquele momento. É necessário pedir a um profissional para que analise qual o produto ideal para o seu fio. Em muitas das vezes, temos que ter dois tipos de shampoos diferentes (um para a raiz e outro para comprimento e pontas).



  • Na hora de escolher um shampoo e condicionador o que devemos prestar mais atenção: fios ou couro cabeludo?

Devemos sempre prestar a atenção em tudo. Não existe como isolar uma parte. O cabelo inicia no couro cabeludo e termina nas pontas. Toda a extensão do fio precisa estar bem cuidada e saudável. Por isto eu sempre digo que se for preciso usar mais de um tipo de shampoo para cuidar bem da raiz e do comprimento e pontas, isto deverá ser feito. Também lembrar que o condicionador nunca deverá ser usado na raiz dos cabelos, pois a oleosidade natural já leva para os fios da raiz a emoliência que o condicionador trás.



  • Qual é a real função do shampoo e do condicionador?

O shampoo é um agente de limpeza que pode ser ou não acrescido de componentes que tratam o couro e os fios. Na cosmética natural, utilizamos a aromaterapia os óleos essenciais, vitaminas, óleos vegetais e tudo que a natureza tem de maravilhoso, para acrescentar nos produtos para que além da limpeza, seja um tratamento completo.


O condicionador tem a função de equilibrar o Ph, dar emoliencia, fechar as cutículas e muitas vezes tratar os fios. Também pode ser acrescido de mais componentes para tratamentos mais específicos. Na cosmética natural, utilizamos os Multifuncionais. Um exemplo: os condicionadores na maioria das vezes, também podem ser usados como máscaras e como leave-in.



  • Existe jeito certo de lavar o cabelo?

Com certeza! Temos primeiro que aplicar o shampoo no couro cabeludo, ir massageando com as pontas dos dedos (nunca com as unhas) e depois ir trazendo a espuma para o comprimento e pontas.


Nunca devemos esfregar/friccionar os frios enquanto estiver lavando. Sempre massagear.


O ideal também é repetir este processo pelo menos duas vezes, para garantir a limpeza perfeita.



  • O que você indica que podemos fazer em casa para cuidar do nosso couro cabeludo? Podemos usar óleos essenciais e manteigas no cabelo?

Existem diversos tratamentos que podemos usar em casa. Precisamos lembrar sempre que não é porque o componente é natural que ele não faz mal ou não pode trazer algum dano. Por isto, devemos ter muito cuidado e estudar bastante antes de usar um componente nos cabelos.


Os óleos essenciais são presentes da natureza para nosso corpo e nossa saúde, mas devem ser ministrados com a ajuda e instrução de um profissional. Para o couro cabeludo, eles precisam estar diluídos em óleos vegetais, tônicos capilares ou shampoos. O Óleo Essencial de Alecrim é um ótimo óleo para o tratamento da queda e da caspa.


As manteigas e óleos vegetais podem sim ser usadas nos fios. São excelentes para serem usadas puras e fazer o que chamamos de umectação.



  • E a babosa? Estamos em uma fase em que se fala muito em usar babosa no cabelo. Você indica?

A Babosa ou Aloe Vera como é conhecida também, é uma das plantas mais ricas que temos hoje. Ela é rica em vitaminas A, B, C e E, cálcio, potássio, magnésio, zinco, iodo, aminoácidos, enzimas, etc. Ela tem um alto poder cicatrizante, anti-inflamatório, antifúngico, tem poder hidratante, nutritiva, regeneradora e combate os radicais livres.


Tantas propriedades que automaticamente já pensamos: oba! Vou passar direto no cabelo. Mas NÃO façam isso de forma alguma!!! A Babosa não pode ir pura nos fios. Pois se caso ela secar no fio, por conta dos aminoácios e de outros componentes, ela endurece no fio e infelizmente só sai com tesoura. Por isto, quando quiser usar a Babosa nos fios, faça uma base de manteiga, óleo vegetal (ideal para seu fio) ou a máscara de hidratação que você já usa, coloque uma pequena quantidade do gel de babosa (que a Van já ensinou para vocês) e duas gotinhas de óleo essencial de lavanda e aplique sobre os cabelos limpos. Deixe agir meia horinha e retire todo o produto. Se você usou manteiga/óleo, pode usar shampoo para retirar e depois condicionar.



  • O que podemos fazer para deixar nossos fios mais sedosos, fortes e com brilho?

Uma dica que eu amo é a umectação! Você usa o Óleo Vegetal ideal para o seu tipo de cabelo. Para cabelos secos e cacheados, você pode usar antes de deitar e dormir com ele. Para cabelos mais finos e lisos, pode usar uma hora antes de banho e lavar o cabelo normalmente. Aí pode-se usar uma combinação maravilhosa de óleos vegetais, manteigas e óleos essenciais. E podemos cuidar assim do couro e dos fios.



  • Mais uma pergunta: a Amettla tem um tônico capilar poderosíssimo, todo mundo que usa se apaixona, qual é o segredo?

O nosso Tônico Capilar queridinho é uma mistura do que a natureza tem de melhor para nos oferecer.


Unimos o poder de algumas ervas que tratam e cuidam do couro cabeludo, com óleos essenciais como por exemplo o de Alecrim, Café Verde, Lavanda, dentre outros e também a Aloe Vera. Além disso, contamos com uma tecnologia para fortalecimento do bulbo, tratamento de algumas doenças do couro cabeludo, Ativação da circulação sanguínea, Equilíbrio do Ph, Detox, Renovação das Células e um alto poder antioxidante.


Tudo isto vindo da nossa natureza linda!


E aí mulhéé, conseguiu entender o quão importante é cuidar dos cabelos e que não é só passar um shampoo? Eu sempre falo, o nosso cuidado precisa começar de dentro para fora e isso será refletido em todo o nosso corpo, desde o dedinho dos pés, até o fio do seu cabelo!


Espero que você tenha gostado da nossa participação especialissima de hoje! Semana que vem tem mais!


Ah, tenho mais duas coisas para e falar:


A primeira: tá vendo esse potinho na minha mão? É uma receitinha exclusiva MARAVITCHOSA para você usar nas suas madeixas! É conteúdo exclusivo do nosso grupo do WPP, eu vou colocar lá amanhã! Então meu amô, se vc quer essa e outras dicas, clique aqui e entre no nosso gruo babadeiro!


Fica a dica: https://lojarenovaderm.com.br/